terça-feira, 13 de setembro de 2011

A Mudança no Porte Físico dos Personagens dos Games de Luta! - Matéria


No início dos anos 90, quando os games de luta estavam bombando nos fliperamas e nos consoles , principalmente com as séries: Street Fighter e Mortal Kombat,  numa época em que até os jogadores casuais curtiam jogar games de luta, víamos personagens que chamavam a atenção com seus golpes legais e estilos bem únicos,como Ryu, Chun Li, Sub-Zero, Liu Kang e etc.  Esses personagens, de um modo geral, tinham um porte físico, relativamente, normal.
Já hoje, os personagens são absurdamente musculosos e as mulheres, em sua maioria, são bem siliconadas. Basta ver como alguns personagens mudaram, do início dos anos 90 para os dias de hoje. A galera do Street Fighter está bem mais malhada nessa geração, e a primeira vez que vi o Ryu, eu estranhei um pouco, os braços dele estavam enormes, sendo bem maiores do que os lutadores pesos pesados do UFC, fugindo bem do estilo normal dos lutadores de Karatê japoneses. No Mortal Kombat a diferença é gritante, porque os 3 primeiros MKs usavam imagens de pessoas reais e digitalizavam as sprites pro game, todos tinham um físico normal, Liu Kang era magro, assim como um lutador de Kung Fu Shaolin geralmente é.
No caso dos games 3D, de um modo geral, essa mudança foi mais suave, porque na época em que eles bombaram  já se começavam a fazer personagens com mais massa muscular. No caso da transição do Tekken 2 para o 3, que há uma diferença de 18 anos, na história no game, que se encaixou bem com a mudança no porte dos personagems, que mudou bem o estilo na transição do 2 pro 3. Em The King of Fighters vemos a maior quantidade de personagens femininas com comissões de frente bem avantajadas, como a famosa Mai Shiranui, que possui muitos fãs, no mundo dos games. O novo MK não fica pra trás no quesito comissão de frente, onde todas mulheres do game são siliconadas (não que isso seja ruim, mas é porque deve ser moda em Outworld também^^).
Mas essa mudança não é exclusiva dos games de luta, ela acontece em todos os tipos de games, e também em todo tipo de mídia que existe, como TV  e filmes também. E como o propósito dos games é divertir, a aparência dos personagens, no fim, é o que menos importa, e já que eles podem criar os personagens da maneira que quiserem, eles os fazem os mais perfeitos possíveis fisicamente. O importante, a boa jogabilidade, está sendo bem executada nessa geração, nos games de luta. Mas é engraçado ver como os personagens vão mudando a aparência de uma época para outra, geralmente pra melhor. E como será que o Ryu e o Liu Kang ficarão em 2030?

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