sábado, 11 de junho de 2011

Megaman X (SNES) - Review


Introdução
Na era 8-bits a série Megaman fez muito sucesso no NES. Na era 16-bits, com novos recursos, a Capcom decidiu criar uma nova série Megaman para o Super Nintendo: Megaman X (ainda bem que não chamaram de Super Megaman, como muitos jogos de SNES), apresentando um novo Megaman, chamado apenas de “X”, uma história mais profunda do que a da série original e muitas inovações na jogabilidade.
História e Personagens
A história se passa em 21XX (século XXII), onde agora existe uma nova raça de robôs: os Reploids, que foram criados a partir do design e estrutura de X. X foi a última criação do Dr. Light, e possui a capacidade de pensar e tomar suas próprias decisões na vida. Depois de um tempo muitos dos Reploids começaram a se tornar Mavericks (Irregulares) e começaram a atacar humanos. Para combater os Mavericks foi criado os Maverick Hunters, uma força especial para deter os Mavericks. Porém , Sigma, o comandante dos Maverick Hunters, também se tornou um Maverick e declarou guerra aos humanos, e cabe a X e seu parceiro Zero, acabar com a rebelião de Sigma.
Por ter uma história mais profunda, consequentemente os personagens acabam se tornando mais interessantes e mais bem desenvolvidos. Por exemplo, o rival de X e Zero: Vile, que na primeira fase nos derrota, cria uma expectativa para enfrenta-lo novamente, sem contar que Zero sempre participa das lutas contra o Vile, que são alguns dos pontos altos da história.
Jogabilidade
A jogabilidade do game é excelente! X tem uma grande variedade de habilidades, algumas são conseguidas com Power-Ups (itens que aumentam o poder) que são obtidos nas fases, a maioria bem escondidos. Entre essas habilidades estão: Wall-Jumps que permite X escalar paredes, o Dash, que dá velocidade e ajuda a dar saltos mais longos, o clássico “Charge Shoot” (Tiro Carregado) e a habilidade de ganhar a arma do chefe que você derrotou , assim como no Megaman Clássico. Todas essas habilidades permitem mais possibilidades de se enfrentar os inimigos e de derrotar os chefes. Nas fases, X pode pegar Poqer-Ups como: Heart-Tanks (coração), que aumenta o limite total de vida, os Sub-Tanks, que são usados para recuperar vida perdida a qualquer momento, e as Armor-Parts (armadura), que são separadas em 4 partes, onde cada uma dá uma nova habilidade ou poder. O level design é muito bom e desafiador, assim como as lutas contra os chefes. E pela primeira vez, em um game Megaman, há uma fase inicial obrigatória, antes de ir para a clássica tela de escolha de fases.
Visual
Os gráficos são muito bons, os personagens são bem animados, com sprite muito bem feitas. Cada fase possui um cenário bem único, bonito e bem trabalhado, com um ótimo trabalho nas cores, que dão um visual muito agradável ao game.
Som
A trilha sonora é simplesmente impressionante! É difícil achar um game, onde praticamente todas as músicas são marcantes, como este, tendo uma ótima composição e um estilo “metal” quem empolga o Player.Os efeitos sonoros também são muito bons, dando uma sensação “futurista”, que é a intenção do jogo.
Diversão
O game é muito bom de se jogar, por causa das inúmeras habilidades de X, o controle preciso, pelo ótimo level design e pela boa quantidade de itens escondidos que o game possui. Mesmo depois de terminar o game, ainda assim é divertido jogar, podendo tentar uma nova ordem de chefes, a se derrotar, tentar pegar todos os itens, inclusive o super-secreto Hadouken (que está no jogo, como uma homenagem ao Street Fighter, já que os 2 jogos são da Capcom). O que é sempre bem legal nos games de Megaman, e nesse não é diferente, é a possibilidade de poder escolher qual fase você quer ir, e depois poder voltar nela, com novas habilidades para poder acessar novas áreas.
O Lado Bom e o Lado Ruim
O Bom: Personagens carismáticos (isso inclui os chefes), excelente jogabilidade, muitos Power-Ups e itens, ótimo level design e músicas marcantes.
O Ruim: Zero não é jogável.
Conclusão
Megaman X é um clássico de SNES, sendo considerado por muitos: um dos melhores jogos de SNES e um dos melhores jogos de toda a série Megaman. Definitivamente um jogo que vale a pena jogar novamente, e pra quem ainda não jogou, recomendo que compre o Megaman X Collection imediatamente, lançado para PS2 e GameCube, que possui este clássico da era 16-bits.  

3 comentários:

  1. Cara, esse foi um dos melhores megaman já feitos, por tudo mesmo, as musicas são das melhores e os poderes fodas!!! muito boa postagem!! vou seguir o blog agora.

    ResponderExcluir